quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Comer é o remédio

Estava parada no farol, quando uma mocinha de boné e uniforme verde arriscou a própria vida, passou entre os carros e motos para me entregar junto com o jornalzinho da manhã, uma amostra grátis de iogurte. Como ainda não tinha tomado café, depositei o jornal no banco do passageiro e fui sedenta em direção à novidade. Enquanto o farol não abria procurei saber qual era o sabor do iogurte no rótulo. E foi neste momento que tive uma estranha supresa. No rótulo do iogurte estava escrito "pêssego com Fitoesteróis". Acumã? Vim o caminho inteiro matutando. Fitoesteróis, que catzo era aquilo? Chegando em casa liguei a tevê e foi aí que os Fitoesteróis e eu fomos devidamente apresentados. O reclame explicava que a tal substância com nome de anabolizante ajudava a reduzir o colesterol. Medo. É paranóia minha ou os alimentos hoje em dia estão parecendo um monte de remédios? Um iogurte baixa o colesterol, o outro libera o trânsito intestinal. Aliás, abrindo um mini parênteses, que expressão é essa? Pronto, fechei parenteses pra gente não descambar na escatologia. O fato é que às vezes acho tudo isso uma neura. Se as coisas tivessem menos química e fossem mais gostosas, já não fariam bem à nossa saúde naturalmente? Onde já se viu iogurte que baixa o colesterol? E se eu tomar na dose errada? Tem efeito colateral? E a bula, não vem com bula? Porque se eu já tiver colesterol baixo, esse potinho pode acabar com a minha raça. Olha, vou te contar: a minha tia avó morreu aos 97 tomando vinho e comendo queijo todos os dias. E no velório a velhinha estava com um leve sorrisinho no canto do rosto. Quem é capaz de ser feliz com uma geladeira cheia de Fitoesteróis? Eu não. Treco horrível. Como se não bastasse o nome estranho, o gosto é mais ou menos o equivalente a lamber um sino. Depois de tomar um golinho, tive que correr pra cozinha e comer um monte de pão para tirar o gosto estranho que ficou grudado na língua. Tive a impressão que os fitoesteróis estavam todos rindo de mim. Fiquei puta da vida. Passei por tanto estresse, que é capaz até que tenha desenvolvido até alguma doença cardíaca por causa desta porcaria. Então no final das contas, o iogurte me fez mais mal do que bem.

2 comentários:

Angela disse...

saudade de ouvir seus textos interpretados.
nhoinnn.

Carina Carvalho disse...

Triste também o caso do famigerado Yakult. Lactobacilos. Oi? E o pior: vivos.
Quando eu era pequena ficava imaginando bichinhos passeando no meu Yakult e depois, na minha barriga.
Hoje eu prefiro beber sem pensar. :D

Ah! Não lembro como cheguei aqui, mas gostei. :)